Em nossas redes sociais, você já deve ter visto algum post de nossas séries especiais sobre CFTV. Uma delas é a “Você Sabia?”, que conta as curiosidades das câmeras de segurança. Agora no blog nós vamos expandir essa série e mostrar melhor as curiosidades apresentadas. Confira os primeiros posts da série!
1 - O CFTV se espalhou pelo mundo após o atentado às torres gêmeas!
As câmeras de segurança eram quase restritas apenas aos países desenvolvidos. Os atentados ocorreram em 2001 e foram assistidos por todo o planeta. A tecnologia CFTV foi uma das medidas que receberam mais investimentos para identificar e deter possíveis terroristas em locais com grande circulação de pessoas. Com o tempo, o uso dela se mostrou eficaz em fiscalizações, combate à violência, ao crime e precaução de acidentes.
Atualmente, a tecnologia CFTV analógica ainda sobrevive no mercado, mas está sendo substituída pela tecnologia CFTV/IP. Você pode conferir aqui 6 motivos para migrar para o CFTV-IP.
2 - O pai dos aparelhos de Fax também ajudou no CFTV
A descoberta do cientista escocês foi patenteada e possibilitou a criação da tecnologia dos aparelhos de Fax. Porém ela serviu como o estopim para que outras formas de transmissão de imagens à distância fossem inventadas e aperfeiçoadas, até surgir o aparelho de televisão e consequentemente o Circuito Fechado de Televisão (CFTV).
3 - A primeira câmera de segurança surgiu por causa de um ladrão de galinhas
Mr. Norbury adaptou uma câmera comum da época com cordas e alavancas para que ela disparasse assim que alguém abrisse a porta do seu galinheiro. A primeira foto não saiu muito boa. Ele então colocou a câmera em ângulo melhor e adicionou um chocalho que faria barulho com a ação dos mecanismos. O ladrão ao procurar a origem do som, iria olhar diretamente para a câmera e seu rosto ficaria registrado. A invenção foi ignorada na época, mas funcionou. No mesmo ano, o ladrão foi preso e se declarou culpado.
4 - Câmeras antigas de grandes proporções
O modelo da foto é uma Panasonic WV-CD132 do ano de 1987. Ela necessitava de muita luz para trabalhar bem. Ficou famosa na época por ser utilizada nas instalações da NASA (National Aeronautics and Space Administration).
5 - Centrais espaçosas