A série “Você Sabia?” veio diretamente das redes sociais para o nosso blog. As imagens contam as curiosidades das câmeras de segurança ao redor do mundo e ao longo da história. Confira nossa segunda parte dos posts da série! Não leu a primeira parte? Acesse aqui.
6 - Fitas VHS limitadas
Sim! As fitas VHS surgiram mais simples do que as que você conhece dos velhos tempos. Elas possuíam um tempo bem limitado de gravação, o que exigia que fossem trocadas constantemente. Posteriormente, a tecnologia Time-Lapse possibilitou que as fitas VHS aumentassem seu limite de gravação.
Sorte que atualmente temos os NVRs com HDs que possibilitam semanas de gravação não é mesmo? Há também câmeras com slots para cartões de memória que facilitam o armazenamento das imagens!
7 - Quem criou o sensor CCD?
O sensor mais popular no mercado CFTV foi criado por uma dupla de cientistas. Foram premiados em 1973 com a medalha de Franklin Instituts Stuart Ballantine e em 2009 levaram o Prêmio Nobel de Física, ambos pela invenção do CCD. Willard Boyle veio a falecer em 2011 aos 86 anos.
8 - Aqui está o criador do sensor CMOS
O criador do CMOS que é considerado “pai” da fotografia dos smartphones (que utilizam deste sensor), atualmente dá palestras em faculdades americanas de tecnologia. Ele já declarou que nunca imaginou que sua criação, originalmente feita para funcionar no espaço, seria usada para selfies e fotos de gatos por toda a internet.
9 - CCD, CMOS e.... OPF?
Já existe um concorrente ao reinado do CMOS e do CCD. Como toda nova tecnologia, sua utilização em larga escala ainda vai levar um certo tempo. Espera-se que a Panasonic comece a empregar o OPF em suas futuras câmeras. Vamos torcer para que as câmeras de vigilância estejam inclusas!
10 - Vulnerabilidade